10 curiosidades sobre carros

Desde o lançamento do primeiro automóvel, muitas foram as mudanças até os dias de hoje.

O que atualmente é tão comum no nosso cotidiano, foi um processo de conquista de mobilidade construída através do tempo. Com tantas mudanças desde o surgimento do primeiro veículo em 1886, fatos curiosos é o que não falta.

Você sabia que o veículo mais rápido chega 300km/h em apenas 13,63 segundos? Ou que o carro mais vendido no Brasil é o Chevrolet Onix? Saiba agora 10 curiosidades sobre carros.

1-Henrique Santos Dumont, irmão do Alberto, foi quem trouxe o primeiro carro para o Brasil, em 1893. Um Daimler movido a vapor.

2-O primeiro acidente automobilístico foi causado pelo poeta Olavo Bilac, em 1897. Bilac perdeu a direção e bateu contra uma árvore. O poeta não teve ferimentos, mas o carro sofreu escoriações.

3-O retrovisor só foi inventado em 1906 pelo francês Alfred Faucher.

4-A quantidade de carros no mundo aumenta em um ritmo duas vezes maior que a população. Estima-se que existirão pelo menos 2 bilhões de carros em todo mundo até 2030.

5-No Brasil, a capital do Paraná detém o título de cidade com mais veículos. São 1,8 habitantes por carro.

5-O valor mais caro registrado em um carro foi em um leilão em 2013, quando uma Ferrari 250 GTO, de 1963, foi arrematada por US$ 52 milhões.

6-Lançado em 2008, o carro mais barato foi fabricado na Índia, o Tata Nano custa, em média, 2,5 mil dólares.

7-A Ferrari é a marca com menos fabricações diárias de veículos. São produzidos apenas 14 carros por dia. Já a Toyota produz 13 mil unidades diárias e leva o posto de maior fabricante.

8-Na Suíça é proibido lavar carros aos domingos. E em alguns países árabes mulheres não podem dirigir.

9-Mais da metade do petróleo produzido no mundo todo é consumido por carros.

10-A maior multa de trânsito foi registrada na Suíça, onde a penalidade é proporcional a renda do infrator. O autor da infração, que evita se identificar, pagou 1 milhão de dólares por ter avançado um sinal.

 

E aí, gostou do nosso texto sobre curiosidades de carros? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam.