Sono e direção: combinação que nunca dá certo

Dirigir, ainda mais por um longo período seguido é cansativo. Todo mundo sabe disso. A monotonia da estrada, estar sozinho no veículo e muitos outros fatores por si já causam sonolência. Muitos motoristas costumam ignorar os riscos que essa prática pode causar, por não dar a devida importância às consequências que podem chegar.

 

Um estudo feito pela Academia Brasileira de Neurologia – ABN, definiu que conduzir veículos com sono é a 2ª maior causa de acidentes automobilísticos.

O estudo da ABN, feito com quase 500 pessoas, trouxe resultados alarmantes: 40% admitiram já ter andado em ziguezague na estrada, 50% já pararam durante uma viagem devido ao sono e 61% assumiram dirigir após uma má noite de sono.

Além disso, o estudo ainda questionou se os participantes conheciam alguém que já tivesse se acidentado por estar com sono, e 39% deles disseram que sim.

 

Risco de acidentes de trânsito

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, a perda de reflexos de um condutor sem dormir é equivalente à de um motorista embriagado.

Afinal, condutores com sono ou cansaço excessivo tendem a tirar pequenos cochilos enquanto dirigem e, mesmo durando segundos, eles são capazes de causar acidentes graves.

(Campanha do Governo do Maranhão, créditos: google imagens)

Dirigir com sono é infração de trânsito?

O motorista pego dirigindo com cansaço excessivo e sono pode ser enquadrado em algumas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Se o veículo está em ziguezague, saindo da faixa, indo em direção errada ou contrária da pista são alguns dos sinais de problema de condução.

O art. 166 do CTB prevê que confiar ou entregar a direção de veículo à pessoa que não esteja em estado físico ou psíquico de conduzir é uma infração gravíssima. Ela gera multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.

Para tal enquadramento, são consideradas condições de fadiga, sono, pressa e perturbações físicas relacionadas a dores e doenças, por exemplo.

Já o art. 169 define como multa leve dirigir sem atenção ou sem cuidados indispensáveis à segurança. A multa custa R$ 88,38 e o condutor tem 3 pontos adicionados à sua carteira de habilitação.

Porém, condutores que causarem acidentes podem ter consequências muito piores do que uma multa de trânsito. Como o condutor que causar acidente com vítima, este pode ser enquadrado no art. 302 do CTB, que prevê o crime de trânsito por cometer homicídio culposo na direção de um veículo.

As penalidades aplicadas ao condutor, nesse caso, são detenção de 2 a 4 anos, suspensão da CNH ou permissão ou proibição de obtê-la.

Como evitar essa combinação?

O primeiro conselho é óbvio: não dirija com sono.

É normal e compreensível que muitas pessoas têm a necessidade de percorrer longas distâncias para chegar ao trabalho ou voltar para casa. E fiquem cansadas. Nem sempre essas condições são as ideais para o trânsito.

Tomar bebidas energéticas, lavar o rosto com água fria, ouvir música alta e abrir as janelas para sentir o vento no rosto são soluções populares que todo mundo adora, apesar de não serem recomendadas. Esses paliativos podem não durar muito e o sono acaba voltando ou ficando ainda mais forte depois.

Outro fator muito importante é saber sobre os efeitos colaterais dos remédios que você toma. Como condutor, você deve estar atento ao fato de que muitos medicamentos têm a sonolência como efeito colateral. Portanto, atenção à bula dos remédios e não dirija se estiver em tratamento com medicação que tenha esse efeito.

O perigo de acidentes no transito é real e deve ser cuidado constantemente.

 

Já passou por alguma situação de risco devido ao sono no trânsito? Conhecia essas informações? Gostou do texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos possam ficar sabendo dos riscos de combinar o sono com a direção.