Mantenha o endereço do veículo e da CNH sempre atualizados

É importante manter o endereço do veículo e da carteira de habilitação sempre atualizados, já que possíveis notificações referentes à multas são enviadas para o local informado pelo proprietário cadastrado no Renavan – Registro Nacional de Veículos Automotores. Além disso, as notificações sobre penalidades mais graves, como a suspensão do direito de dirigir e a cassação da CNH, são destinadas ao endereço cadastrado no Renach – Registro Nacional de Condutores Habilitados.

Nos casos em que as notificações são devolvidas devido à desatualização no endereço, elas continuarão válidas para todos os efeitos, segundo o artigo 282 do Código de Trânsito Brasileiro.

Para solicitar a mudança de endereço, telefone e e-mail no cadastro do sistema de habilitação é necessário que o dono do veiculo compareça a um dos postos de habilitação do Detran-RJ. Para solicitar essa alteração, não é necessário o pagamento de DUDA, a abertura de processo administrativo ou o agendamento de serviço.

Após realizar a alteração no cadastro, basta se dirigir aos postos de vistoria do estado com o formulário de “mudança de endereço” preenchido.